segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os Melhores Filmes de 2010 - PARTE I

No quesito cinema, o ano de 2010 foi bastante proveitoso pra mim [não que no resto não tenha sido, mas como o blog é sobre cinema não vou contar aqui minhas alegrias e frustrações amorosas]. Segundo minha listinha modesta e pretensiosa, eu vi 83 filmes [uauuuuu já posso ganhar uma bala juquinha, né não?!], com exceção dos que já tinha visto e vi de novo. Eu selecionei 20 que foram os meus preferidos, ou porque me fizeram rir sem parar ou porque me fizeram chorar desesperadamente. Falarei brevemente sobre cada um e eles serão dividos em 2 posts pra não ficar imenso [se é que isso é possível]. A ordem escolhida foi apenas alfabética. Espero que gostem e que pelo menos uma dessas obras desperte em quem esteja lendo a vontade de mergulhar nesse mundo belíssimo que é o da 7° arte.


A Lista de Schindler: Como já postei aqui, esse foi sem dúvida não só um dos melhores do ano, mas sim um dos melhores que já vi na minha vida. Me torno repetitiva ao listar os motivos dele ter arrebatado todo o meu carinho e respeito. Sem dúvida amaior obra de Spielberg, com excelentes atuações que arrepiam e surpreendem a cada cena.


A Malvada: Bette Davis sempre foi sinônimo de DIVA e sempre será. Em A Malvada não poderia ser diferente. A trama conta a história de Eve Harrington, vivida por Anne Baxter, jovem atriz que antes de alcançar o estrelato foi secretária as atriz Margo Channing [Bette Davis]. O filme, todo em preto e branco, tem pitadas de um humor refinado e foi a primeira aparição nas telinhas da ainda apagadinha Marilyn Monroe. A Malvada mostra extamente o que acontece na vida real: a que ponto as pessoas são capazes de chegar para conseguirem o que querem.


Bonequinha de Luxo: Um clássico para os amantes de Audrey Hepburn [eu!]. Conta a história de Holly [Audrey], uma garota de programa que acaba se apaixonando por um jovem escritor. O filme é, sem dúvidas, uma aula de elegância e sofisticação por parte de Audrey, que brilha em seus modelitos que até hoje são imitados mundo à fora. Um filme leve, descontraído e que consegue ainda arrancar algumas gostosas risadas.


Busca Implacável: Saindo bastante da área de filmes antigos e cults, Busca Implacável foi uma feliz surpresa. Liam Neeson vive Bryan, um agente aposentado da CIA que tem sua filha sequestrada por uma quadrilha que escraviza e vende mulheres brancas. Até ai nada de novo, mais um filme como tantos que existem por ai. Porém, o filme prende sua atenção do começo ao fim, não cansa e você vive cada cena como se fizesse parte daquele momento. Muito bom!


Cabaret: Em uma Alemanha com os primeiros sinais do nazismo, vive a cantora Sally Bowles [Liza Minneli], que trabalha em um cabaret e sonha em um dia ser uma grande estrela conhecida internacionalmente. Lá ela conhece Brian [Michael York], um jovem professor recém chegado ao país e com ele passa a viver uma paixão. Cabaret é uma ótima pedida para os amantes de musicais!!!


Cães de Aluguel: Tarantino é sem dúvida um dos melhores diretores de todos os tempos [na minha humilde opinião]. É genial a forma como ele desenvolve uma trama e consegue entrelaçar todas de maneira sutil e inteligente. Cães de Aluguel é um filme inteligente, conta com elenco de grande peso, além de ser violento e sarcástico, marcas registradas de Tarantino.


Cantando na Chuva: De fato, musicais são a minha paixão. Acredito que as grandes estrelas responsáveis por esses espetáculos são as mais completas, já que dançam, cantam e encenam. Uma das maiores é Gene Kelly. Por esse e por vários outros motivos é que Cantando na Chuva até hoje é uma das maiores referências do gênero, sem jamais perder o brilho e a magia dos grandes musicais. Um filme que faz rir, emociona e contagia!!!


Clube da Luta: Já ouvi de muitas pessoas que assistiram ao filme a indignação [o termo é forte, mas é exatamente isso] do por que desse nome já que não há luta durante todo o filme. A esses me resta o silêncio, já que nem essa grande obra foi capaz de se explicar, como eu o poderia. Um grande filme, que não se restringe à luta entre corpos, mas principalmente a luta mental, do ''eu'' contra ele mesmo. Um sucesso, sem dúvida.


De Salto Alto: Não há nada mais relaxante e hilário do que Almodovar. Ele sabe a dose certa de drama e comédia em um mesmo filme. O filme conta a relação conturba entre mãe e filha e por tudo que elas passam até uma enfim aceitar a outra. Interpretações carregadas, muito choro e gargalhada, saltos e rasteiras da vida como só Almodovár sabe contar.


Eu, Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída: O título por si só já causa grande impacto. O filme é baseado no livro de grande sucesso da década de 70 que conta a história de Christiane, uma menina nascida em um lar desestruturado que a partir dos 12 anos passa a se envolver com drogas e aos 13 começa a se prostituir por conta do vício. Um filme forte, mas não tão quanto o livro, que nos faz refletir sobre o efeito devastador que as drogas exercem na vida dos que a experimentam.


 




2 comentários:

  1. Meses depois... meses!
    Aline, continue a ver e a escrever sobre os filmes, por obséquio.

    Juro que devolvo o Clube da Luta ainda esse ano rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Flor, tb adorei seu blogue...adoro filiminho e um bom cineminha!!1

    ResponderExcluir