sábado, 8 de janeiro de 2011

Os Melhores Filmes de 2010 - PARTE II

Como prometido, a segunda e última leva de filmes....


Janela Indiscreta: O que se pode esperar do ''Mestre do Suspense''?! Alfred Hitchcock jamais decepciona e nesse filme mais uma vez deixa clara a sua incrível habilidade de criar uma trama cheia de suspense e com a dose certa de humor. Um filme que não se cansa de assistir, com bela fotografia e ótimas atuações. Grace Kelly, antes de se tornar princesa de Mônaco, era a grande queridinha do diretor e nos oferece todo o seu charme e ótima atuação nesse filme. Brilhante!


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa: Como já postei aqui fica mais fácil entender o porque da minha adoração por esse filme. Woody Allen, apesar dos pesares em relação as suas atitudes no âmbito pessoal, é um grande diretor e por vezes se mostrou um ótimo ator. Toda vez que vejo um filme dele me lembro bastante do pouco que conheço de Nelson Rodrigues e isso se resumiria na frase ''a vida como ela é''. Woody sabe perfeitamente evidenciar sentimentos nossos sem nenhuma hipocrisia. Ótimo!


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: Tem filmes que você se pergunta ‘’por que não vi antes?!’’ e com certeza esse é o caso de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Um filme mais que especial, com narrativa envolvente, fotografia impecável e que te faz viajar por todos os sonhos possíveis. O filme conta a história de Amélia Poulain, uma jovem que ao descobrir em sua casa uma caixinha cheia de pertences de um antigo morador vê sua vida transformada e a dos que estão ao seu redor também. Posso vez milhares de vezes, mas Amelie Poulain sempre será mágico como da primeira vez.


 

O Leitor: Acho que nos últimos tempos não existe filme que tenha me emocionado mais do que esse. O Leitor conta a história de uma alemã chamada Hanna que acaba se envolvendo amorosamente com um rapaz mais novo e, alguns anos depois, se reencontram da maneira mais inesperada. Apesar da Segunda Guerra Mundial já ter oferecido muito pano pra manga para diversos filmes, sem dúvida O Leitor é um dos meus preferidos. Emocionante, atuações fortes e impecáveis [oscar muito merecido para Kate Winslet], o filme sensibiliza quem o assiste. Não há como permanecer indiferente e quando você se dá conta já está dentro da história de uma maneira impressionante. Um filme sensível, doce e ao mesmo tempo amargo, que nos faz refletir sobre as várias maneiras de amar e o sobre a força que um grande segredo pode exercer em nossas vidas. 


O Mágico de Oz: : Esse é um filme que todos deveriam assistir, não só crianças, mas também adultos. Conta a história da menina Dorothy que, após um tornado, acaba parando em Oz, um lugar cheio de magia, cores e encanto. Lá ela conhece o espantalho, o leão e o homem de lata e juntos tentam achar o Mágico de Oz para que enfim Dorothy voltar para sua casa. Passando por incríveis aventuras e perigos, Dorothy compreende o verdadeiro valor de uma amizade e os sacrifícios que as vezes precisamos fazer por um amigo. Um filme lindo e encantador, uma obra de arte moldada na doçura e magia que é ser criança.


Réquiem Para Um Sonho: Perturbador! A história de mãe e filho, uma viciada em comprimidos para emagrecer, enquanto o outro é viciado em drogas. Mostra a que ponto chega a degradação humana, o que as pessoas são capazes de fazer para sustentar um vício e no que podem se transformar escolhas mal feitas e caminhos mal seguidos. Um filme sobretudo chocante, narrativa inovadora que, contudo foi muito injustiçado pela Academia. Um triste olhar do desespero.


Seven - Os Setes Crimes Capitais: Genial! Forma brilhante como um lunático mata suas vítimas usando como premissa os sete pecados capitais. Um suspense que até hoje surpreende, com ótimas interpretações e enredo. Não perdeu a forma mesmo com o passar dos anos e até hoje é capaz de assustar e indignar. 


Tudo Sobre Minha Mãe: Almodavar mais uma vez dando o ar da sua graça por aqui. Mais uma vez deixo clara a minha admiração por esse autor cheio de tempero e encanto. O filme conta a história de uma mãe, que após perder seu filho vítima de um atropelamento, sai à procura do pai do rapaz para rever questão pendentes por todos esses anos de distanciamento. Interpretações carregadas, como sempre, são o ponto alto desse filme, que envolve mágoas, dores, alegrias e surpresas, tudo que há de mais natural nas relações humanas.Excelente!


Último Tango em Paris: Quando duas pessoas se encontram com o único objetivo de satisfazer seus desejos carnais e sexuais, quando não há sequer a revelação de seus próprios nomes, quando o mais importante é o agora. É nesse universo tão particular, tão envolvente, desmedido e impensável, que o Último Tango em Paris é revelado. Abordagem diferente e atuações verdadeiramente fortes são a marca registrada desse filme controverso, que sem dúvida chocou a sociedade na época de seu lançamento. Marlon Brando aparece como um homem atormentado, que vê na relação com uma desconhecida a forma para esquecer e aliviar suas angústias e sofrimentos. Último Tango em Paris mostra que às vezes quanto menos de sabe sobre o outro mais fácil é saber sobre si mesmo.


Preciosa - Uma História de Esperança: Um soco no estômago. A dura e triste realidade de uma jovem que vive um verdadeiro inferno com sua mãe, foi constantemente abusada sexualmente por seu pai e que não vê nenhuma expectativa de uma vida melhor após encarar sua segunda gravidez. O retrato revoltante de uma sociedade que não ampara seus filhos, que não faz nada para mudar realidades como essas, que infelizmente são tão comuns nos dias de hoje. Um filme que marca, que revolta, que humilha e que desespera. Atuações fortíssimas que são responsáveis por nos transportar ao filme, porém mais uma vez nos evidencia o quanto somos despreparados e incapazes de lidar com essa situação. Enfim, um filme para rever conceitos ou, na pior das hipóteses, nos fazer começar a pensar.


Bom, dá pra notar pelos 20 filmes que escolhi como os melhores de 2010 que não fui muito ao cinema. É verdade, tristemente é verdade. Por causa de todas essas chatice do dia a dia, por conta da senhora faculdade, entre outras coisas, vi muito filme em casa, deixando os lançamentos bastante de lado.  Uma das promessas para 2011 é ir mais ao cinema e espero cumpri-la.

 

 

9 comentários:

  1. Nossa tô impressionada com lista, já gostava de cinema, mas, agora tô começando a ingressas nos bons diretores, atores sabe né coisa de bom gosto rs, Enfim, amei as dicas, alguns já assistio e outros vou alugar com certeza.

    Bjs das Sister's

    estou seguindo, claro!

    ResponderExcluir
  2. Muitos eu ainda não assisti...mais adorei as dicas!!!

    Que bom que gostou do blog..mais novidades do Fashion Rio...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. AMELIE *--------------------* ♥
    Magico de Oz, oown

    beijo
    http://achadosdagrasi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Só assisti Amelie, Requiem e Seven! To precisando ver mais filmes... hahahah
    Quero muito ver Preciosa, MUITO! Eu li uma parte do livro e fiquei com muita vontade de ver o filme.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Mágico de OZ? Putz eu AMO esse filme amiga, principalmente o bem antigão :D
    Adorei as dicas de filme, ah tem um outro a fantástica fábrica de chocolate mas o primeiro sabe?
    Tudooo de bom!!
    Bjokas ^^

    ResponderExcluir
  6. adorei muito a sua listagem de filmes.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Não vi esses ainda! Mas quero :D Adorei a listagem!

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,
    Eu adoro cinema. De todos os filmes que vc postou aqui, só não assisti "Requiem para Um sonho", mas vou corrigir esta falha.
    Gostaria de seguir vc por aqui tb, mas o blogger não está abrindo o mosáico de seguidores, então vai ficar para depois.
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir