sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alice não mora mais aqui

O que pensar de um filme chamado ''Alice não mora mais aqui''? No mínimo um nome intrigante.
O filme de Martin Scorsese conta a história de Alice Hyatt, vivida brilhantemente por Ellen Burstun, que levou o oscar de melhor atriz por sua atuação nesse filme.
Alice é uma dona de casa que sonha em ser cantora, mas enquanto esse sonho está longe de se tornar realidade ela passa seus dias cuidando da casa, do seu filho sabichão e de seu marido mal humorado. Até que um dia, seu marido sofre um acidente de carro e morre. Alice, sem dinheiro para sustentar a casa, vende tudo e vai embora da sua cidade, à procura de um emprego, de preferência o de cantora.
Nessa nova vida, Alice se envolve com um cara casado e violento[Harvey Keitel] e mais uma vez se muda com seu filho.


''Devo abrir uma veia e assinar com sangue?'' é a pergunta que Alice faz ao seu filho, quando ele insistentemente reclama e pergunta a mãe se ela tem certeza que arranjará um emprego. Bom, Alice não é o tipo de mãe rígida, muito pelo contrário, possui com seu filho uma relação bastante descontrária, por vezes eles parecem duas crianças, brincando e rindo. Mas tamanha liberdade lá na frente lhe causará dor de cabeça, quando seu filho começa a se envolver com Audrey[na boa, Jodie Foster está irreconhecível no papel de um menino], um amigo um tanto ''esquisito''.

Alice e o filho moram em um motel, enquanto ela trabalha como garçonete em uma lanchonete. Lá ela conhece David[Kris Kristofferson], com que começa uma relação amorosa. David, um homem divorciado e que não mantém contato com os filhos. Alice, uma mulher viúva e com um filho pra sustentar. Combinação explosiva, não?!
É claro que no final eles ficam juntos, mas antes é bem legal a cena em que Alice diz claramente a David que quer ser cantora. Afinal de contas, por tantos anos a coitada abdicou do seu sonho, colocou em segundo plano os seus desejos, já não era sem tempo!







O filme não é nenhuma obra prima, mas aborda um tema muito relevante até hoje. Qual é o verdadeiro papel da mulher? Tal questionamento não está restrito apenas ao campo professional, mas se alastra pela vida como um todo. Ser mãe, esposa, dona de casa, grande profissional... enfim, muito é cobrado e pouco é dado.
Alice foi atrás do seu sonho, obviamente motivada mais do que tudo pela dificuldade financeira que vivia, mas tudo na vida é uma questão de oportunidade.

Ta aí, ''Alice não mora mais aqui'' é uma ótima pedida pra você que precisa de uma desculpa pra ir atrás do que realmente quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário